Indianos criam turbina eólica que tem o preço de um Smartphone

Com objetivo de tornar a energia eólica mais acessível, dois irmãos indianos chamados Arun e Anoop George estão trabalhando em soluções inovadoras, acessíveis e sustentáveis ​​que levem a auto-suficiência de energias renováveis para residências .

Eles então montaram a startup, Avant Garde Innovations, que já possui  filiais na Índia e Austrália e desenvolveram uma turbina eólica residencial que esperam que o valor de venda fique em torno de 50 mil rupias, cerca de R$ 2.300,00. O que seria um preço de um smartphone bem top de linha aqui no Brasil.

Os irmãos projetaram a turbina eólica domiciliar com o tamanho das pás de um ventilador de teto. Essa turbina pode gerar de 1 a 3 kilowatt de energia elétrica diária – isso é o suficiente para uma residência na Índia.

A startup foi uma das seletas empresas de todo o mundo convidadas a ser exibidas na prestigiada 7ª Conferência Ministerial de Energia Limpa (CEM7) realizada no Vale do Silício, em São Francisco. A Avant Garde é a única empresa indiana de energia limpa que foi convidada para este evento de energia limpa de renome internacional.

Sobre o projeto, os irmãos afirmam: “Ao fazê-lo, acreditamos que podemos coletivamente introduzir em nosso mundo um ambiente mais limpo, nova prosperidade econômica e mudança social. Nossa primeira oferta é uma Turbina eólica de pequeno porte altamente acessível apropriada para Residenciais, Electrificação Rural, e outros usos”.