Feiplastic 2017 mostra todo o potencial de reciclagem do plástico na “Operação Reciclar”

A reciclagem mecânica dos plásticos é um dos destaques da Feira Internacional do Plástico, tem caráter educativo e visa incentivar a contribuição entre cidadãos, poder público e empresas.

Uma das principais características do plástico é o seu grande potencial de reciclagem, atividade que terá grande destaque na Operação Reciclar, que acontece na Feiplastic 2017 – Feita Internacional do Plástico. O propósito dessa operação é incentivar a coleta e reciclagem de materiais plásticos mostrando, na prática, todo o potencial de reciclabilidade e variedade de aplicações da resina plástica em diversos segmentos da indústria e como se dá o impacto disso no desenvolvimento, na economia, na saúde e no bem-estar da população.

A Feiplastic 2017 é organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, de 3 a 7 de abril.  A Operação Reciclar está de cara nova e pela primeira vez sob a curadoria da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico). O patrocínio master é da Braskem e tem o Apoio Institucional da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

O público poderá conferir, ao vivo, a reciclagem de materiais plásticos e a transformação do plástico reciclado em novos produtos, no espaço da Operação Reciclar. Além disso, as empresas recicladoras Alcaplas, Neuplast e Plaskaper, todas com certificação SENAPLAS, doarão resina reciclada para transformação em produtos.

A Operação Reciclar está dividida em cinco vertentes: “Exposição de Soluções em Plástico Reciclado”, “Palestras Técnicas”, “Retorna Machine” (equipamento que recolhe resíduos sólidos reutilizáveis e/ou recicláveis e, em troca, entrega um brinde àqueles que depositarem resíduos plásticos, ou então, confere pontos que podem ser trocados por produtos e serviços aos visitantes que depositarem outros tipos de resíduos), “Conteúdo Educativo” (material ilustrativo apresentado em vídeos, painéis e publicações segmentadas) e “Demonstração do processo de Reciclagem” (máquinas em funcionamento para que os visitantes possam acompanhar todo o processo de reciclagem dos materiais, além de conhecer o trabalho institucional das empresas apoiadoras).  


Continua depois da publicidade


A Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos da ABIPLAST, que reúne recicladores e sindicatos patronais de todo o Brasil, terá as seguintes ações na operação:

• Exposição do selo SENAPLAS (Selo Nacional de Plásticos Reciclados), que visa identificar e valorizar as empresas recicladoras que trabalham dentro dos critérios sociais, ambientais e econômicos exigidos por lei. Atualmente são 13 empresas certificadas que estarão expondo seus materiais gráficos no estande da Operação Reciclar.

• Distribuição da Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-Consumo, um material destinado aos designers de embalagens cujos objetivos são aumentar o índice de reciclabilidade, estimular a economia circular e auxiliar no cumprimento das metas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 1.2305/2010)

• Doação de resina reciclada para exposição na área técnica da Operação Reciclar.

Os visitantes da Feira que passarão no estande da Operação Reciclar terão oportunidade de concorrerem a sorteios de bicicletas fabricadas com plástico reciclado, produzidas pela Muzzicycles, primeira bicicleta do mundo feita com material reciclado. Segundo o idealizador da bicicleta, Juan Muzzi, o quadro dela é totalmente fabricado em material plástico oriundo do pós-consumo, é leve, confortável e macia, não necessita de amortecedor e é resistente à radiação ultravioleta.

A empresa SINCTRONICS™, primeiro ecossistema integrado de soluções sustentáveis voltado para o mercado de eletroeletrônicos, levará à Operação Reciclar produtos eletroeletrônicos desmontados, amostras de materiais plásticos e metais triturados, resina plástica reciclada e amostras da madeira plástica produzida com uma mistura de plásticos e metais. Sua atuação é no sentido de “fechar” o ciclo de vida dos produtos, seja reintroduzindo em sua própria cadeia produtiva ou em outra cadeia que possa reaproveitar totalmente os componentes triturados, como na construção civil, por exemplo.

Uma pesquisa realizada pela Reed Exhibitions com os participantes da FEIPLASTIC de edições anteriores e com visitantes de outros eventos correlatos e interessados no setor de plástico mostra que areciclagem é considerada por 51% dos pesquisados como o segmento que gera maior interesse na Feira.

A Feiplastic 2017 tem como apoiadores a Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos e as empresas SINCTRONICS™, Muzzicycles, Leite Jussara, Plastipak, Globalpet, Instituto Jogue Limpo, Cimflex, Termotécnica, Wortex Máquinas, Haitian, CGM Contentores, Toledo do Brasil e Valor Sustentável.